Alguma vez já passou pela sua cabeça o seguinte pensamento: “quero trabalhar com eventos”? Muitas pessoas já pensaram sobre essa possibilidade, mas como será essa profissão na prática? Quais são os requisitos para ser um bom profissional e por onde começar?

São vários questionamentos, não é mesmo? A primeira coisa que você precisa saber é que para ser um produtor de eventos é necessário trabalhar duro e com bastante dedicação! Afinal, por trás de toda ação de sucesso que você vê por aí, tem uma equipe que se dedicou muito, por horas ou até mesmo dias!

Ainda passa pela sua mente a frase: “quero trabalhar com eventos”? Então continue acompanhando este post para saber mais sobre o assunto. Boa leitura!

Dicas para começar a trabalhar com eventos

Como já dissemos, trabalhar com eventos requer bastante dedicação. Há muito o que se fazer por trás dos bastidores e no dia do acontecimento também! Reunimos algumas dicas importantes para você que deseja entrar para essa área. Veja:

Se mantenha atualizado

Para fazer boas e eficientes produções, é importante manter-se atualizado. Quem deseja trabalhar na área e, principalmente organizar um evento, precisa conhecer as novas tendências e tudo o que acontece no setor. Essa é uma dica que te ajudará a ser mais criativo!

Conferências, palestras, cursos, encontros, workshops, tudo o que for agregar conhecimento para colocar em prática na profissão é válido você participar. Quanto mais qualificado, maiores as chances de conseguir bons projetos.

Espírito de liderança

Se você quer trabalhar com evento e, especialmente, na organização, saiba que um bom produtor é um líder nato! Saber como agir em momentos turbulentos, delegar tarefas e supervisionar as atividades são funções de quem planeja um evento. Portanto, o espírito de liderança tem que ser uma das suas qualidades.

Um evento de sucesso é feito por diferentes equipes de organizadores e fornecedores que trabalham em conjunto em prol do mesmo objetivo. Cabe ao organizador do evento alinhar todas essas informações para que tudo saia como o esperado.

Seja organizado

Para trabalhar com evento é importante ser organizado também. Especialmente se deseja organizá-lo. Isso porque você vai lidar com diversos fornecedores, contratos, orçamentos e pessoas para trabalhar no dia do evento. Por isso, organize o seu checklist e siga tudo à risca!

Não conte com a memória nesse momento. Com certeza ela não será sua amiga, pois pode falhar a qualquer momento. Isso porque são várias informações que necessitam ser lembradas, portanto, tenha uma agenda também!

Cumpra todos os prazos

Gerenciar o tempo, outra qualidade muito importante para quem deseja trabalhar com eventos. Esteja sempre atento a todos os prazos, datas de entrega, pagamentos e cumpra-os. Se isso não acontecer, é possível que todo o seu evento fique comprometido. Um dia de atraso vale muito mais do que somente um. Portanto, seja pontual em todas as etapas do processo de organização do evento.

Saiba negociar

Quando você diz “quero trabalhar com eventos” é necessário se perguntar se é um bom negociador. Esse é um dos principais atributos para um bom produtor. Afinal, durante todo o processo de organização é necessário contratar serviços e cabe ao produtor negociar os valores. Afinal, não se pode ultrapassar o orçamento já estabelecido.

Trabalhe a sua comunicação e os seus argumentos de negociação. É necessário ter um bom poder de persuasão para fechar boas parcerias. Além de conseguir excelentes patrocínios para o evento.

Imagem positiva

Quer se destacar no mercado de eventos? Então tenha uma boa imagem! Saiba que nessa área é comum que as pessoas conheçam umas as outras, mas mais de nome do que pessoalmente.

Portanto, na hora de negociar é preciso ganhar a confiança dos seus parceiros, fornecedores, patrocinadores e toda a equipe. Em muitos casos, é o seu rosto que será a marca do evento. Por isso, simpatia, postura, saber falar, conhecimento sobre o evento e autoconfiança são características essenciais para um bom profissional de eventos.

Faça networking

Não é possível fazer um evento sozinho, portanto, fazer networking é essencial! Bons contatos são fundamentais em qualquer área, mas na de eventos é primordial. Por isso, mantenha uma boa lista de contatos para que eles te ajudem a promover um evento de sucesso!

Disposição

Ser um produtor de eventos não é nada fácil. A profissão requer bastante disposição de quem se propôs a entrar na área. Animação, força de vontade, dedicação e comprometimento são outras qualidades que um bom profissional de eventos precisa ter.

As jornadas de trabalho são, normalmente, longas e exaustivas. O horário de trabalho acontece, em muitos casos, fora do período comercial e você precisa se preparar para lidar com os imprevistos.

É importante que você acompanhe de perto todos os detalhes da produção do seu evento. Isso para evitar que grandes problemas aconteçam e que tudo saia como o planejado.

Seja flexível

O seu planejamento está perfeito, certo? Nunca fez um tão bom assim. Mas não se esqueça: a produção de eventos é uma área que necessita de flexibilidade. Afinal, tudo pode mudar de uma hora para outra.

Imprevistos podem surgir quando você menos esperar e será necessário ter jogo de cintura para achar as melhores soluções. Um bom profissional precisa ser bastante flexível para que todas as etapas saiam perfeitas e o evento seja um sucesso!

Trabalhar com eventos é um grande desafio! Mas no final de cada acontecimento é recompensador ver os resultados. Porém, a pessoa que deseja trabalhar na área precisa ter todas as qualidades que citamos acima. Além disso, um bom produtor de eventos precisa ser:

  •         Organizado;
  •         Saber administrar o tempo;
  •         Dedicado;
  •         Flexível;
  •         Proativo;
  •         Pontual;
  •         Ser comunicativo.

Como você pôde perceber, trabalhar com eventos pode ser um pouco complexo, mas com as nossas dicas, você será um excelente profissional! Conte com uma boa plataforma de gestão para te ajudar em toda a sua organização e faça um evento de total sucesso!

Ainda está na sua mente a frase: “quero trabalhar com eventos”? Então, siga todas as nossas orientações!

Para receber mais dicas como essas, assine a nossa newsletter