O marketing de eventos precisa de um bom planejamento para a construção de uma boa estratégia. Normalmente, ele é usado para organizar grandes eventualidades corporativas.

Caso as estratégias não estejam bem alinhadas, os objetivos do evento podem não ser atingidos. Por isso, todos os passos devem ser traçados bem no início, ao planejar o acontecimento desse evento.

Com as definições do marketing de eventos bem alinhados, o sucesso desse acontecimento é um processo bastante natural. Por isso, vamos te mostrar como você pode desenvolver essas estratégias. Continue acompanhando a leitura para saber como fazer o seu.

Qual a importância do marketing de eventos

A geração de público é o principal objetivo de um evento. Principalmente para os que são pagos. É necessário ter boas estratégias para vender todos os ingressos.

Os principais indicadores de sucesso de um evento são: estratégia e divulgação. Sem eles o seu acontecimento não conseguirá atingir nenhuma meta. Afinal, quais os canais de comunicação devem ser usados? Qual o público a ser atingido?

Todas essas perguntas são respondidas por meio de um bom marketing de eventos. Portanto, sem um bom planejamento, é provável que a sua ideia não saia do papel. 

Saiba qual a importância dessa estratégia:

  •         Segmentação correta de público, gerando mais vendas;
  •         Divulgação nos canais perfeitos que atingirão a sua persona;
  •         Definição de metas e objetivos que devem ser alcançados;
  •         Planejamento de divulgação para ver se deve investir em mídia paga ou não;
  •         Economia, pois as melhores ações são as que menos precisam de investimento;
  •         Prevenção para ter um plano caso ocorra algum tipo de imprevisto.

Quais as etapas do marketing de eventos

Um planejamento de marketing de eventos eficiente é feito por etapas. Portanto, veja como fazer o seu para ter sucesso na venda dos seus ingressos:

Planejamento e predefinições

Aqui é importante saber qual é o tema do seu evento e qual o público-alvo. É importante traçar uma persona para ter representações reais de quem você realmente deseja atingir com esse acontecimento.

Um evento é feito por meio de um planejamento e com base no público que ele pretende atingir. Além disso, é necessário compreender algumas questões de logística como data, hora, capacidade e local. O responsável por ele traça todos esses passos.

O cenário geral do evento é importante ser compreendido. Portanto, faça um bom benchmarking a respeito da cena local para enriquecer o seu planejamento. Uma forma interessante de ter bons insights.

A primeira etapa do seu marketing de eventos deve ter as seguintes informações:

  •         Persona;
  •         Informações sobre a data, hora e local;
  •         Capacidade de todas as sugestões de ambiente para realização do evento;
  •         Possíveis empecilhos;
  •         O que levaria o público a não ir;
  •         Questões financeiras como, por exemplo, aluguel do espaço;
  •         Canais de divulgação.

Divulgação e consolidação

Depois de finalizar a primeira parte do planejamento, você terá informações importantes como:

  •         Onde encontrará o seu público;
  •         Seus principais interesses;
  •         Obstáculos que podem dificultar a venda de ingressos;
  •         Possíveis barreiras da concorrência.

A partir de agora, você já pode fechar parcerias, desenvolver campanhas e pensar nas melhores ações de venda. Afinal, você já conhece o seu público e sabe onde encontrá-lo. Use todas informações que têm a seu favor!

Evento e o seu sucesso

Se o seu evento foi um sucesso, o público já espera outro e que ele seja ainda melhor. Até mesmo aqueles que não compareceram ao acontecimento podem esperar mais, afinal, já ouviram falar que ele foi muito bom!

Portanto, faça uma boa cobertura do evento! Invista em produção de conteúdo, especialmente em vídeo e imagem, que geram bons materiais para ser usados em longo prazo.

Usar estratégias de marketing digital e de conteúdo em mídias on e off são boas saídas para divulgar o evento. Além de eternizar esse acontecimento na internet, abre espaço para outros.

Além disso, analise todos os feedbacks recebidos, pois são informações ricas para você saber onde errou e acertou. Em um próximo evento, corrija esses detalhes para deixar o seu público surpreso com a eficiência da produção!

Como divulgar corretamente o seu evento

Você já sabe quais são os pilares para montar um bom marketing de eventos, não é mesmo? Agora precisa saber como divulgá-lo corretamente!

As estratégias de divulgação precisam estar descritas no seu marketing de eventos, certo? Veja algumas ações que você pode executar:

E-mail marketing

Se você tem uma base sólida de contatos, aposte no envio de e-mail marketing para divulgar o seu evento. É fundamental desenvolver conteúdos relevantes e atrativos sem deixar nenhuma informação importante de fora.

Redes sociais

As redes sociais são um excelente espaço para divulgar o seu evento. Além disso, você pode criar parcerias com os principais influencers da sua área para te ajudar a divulgar esse grande acontecimento.

Envie mídia kit, por exemplo, para algumas pessoas de renome e que o seu público conheça. Não adianta somente você conhecer a pessoa, ela deve ser reconhecida pelo seu público e o principal, somar com a sua marca para que o evento seja um sucesso.

Cupons promocionais

Que tal um sorteio de um par de ingressos? Além de gerar audiência, há a possibilidade de duas pessoas ou mais irem ao evento como convidado. Isso agrega valor ao acontecimento e faz com que ele seja mais visualizado pelos internautas. Especialmente pelo seu público.

Ou ainda, você pode dar descontos. Por exemplo, a cada três ingressos, o quarto sai com 10% de desconto.

Mídia tradicional

Por mais que a internet esteja presente no dia a dia de toda população, a mídia tradicional como rádio, TV e jornal ainda tem o seu espaço. Portanto, é importante reservar uma parte do orçamento para investir nela. Ganhe espaço sem ser pago, mas caso seja necessário, veja quais são os melhores valores e invista.

Ter estratégias de marketing de eventos é fundamental para que o seu acontecimento seja um sucesso. Para vender todos os ingressos é necessário que todos os passos sejam dados corretamente e investir em uma boa divulgação!

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