Já imaginou criar um evento online? Em tempos de isolamento social, essa é uma tendência que está cada dia mais em alta. E depois que a pandemia do novo coronavírus no mundo passar, com certeza vai continuar dando lucro! Afinal, até tudo finalmente normalizar, vai levar um bom tempo.

Muitos artistas já produziram verdadeiros festivais para o público assistir sem sair de casa. Porém, realizar esse tipo de produção requer mais detalhes do que você imagina!

Portanto, vamos falar neste post sobre como você pode criar um evento online. Planejamento é tudo e não se esquecer dos detalhes é fundamental! Por isso, continue acompanhando a leitura e entenda como promover o seu.

Tipos de evento online

Você deseja criar um evento online e não sabe que tipo de conteúdo promover? Saiba que não são somente as lives dos artistas que são considerados grandes acontecimentos, viu? É possível promover outros tipos de eventualidades!

Veja quais tipos de eventos online você pode produzir:

  •         Cursos;
  •         Workshops;
  •         Palestras;
  •         Webinars;
  •         Treinamentos;
  •         Conferências;
  •         Aulas;
  •         Shows.

Seja qual for o seu tipo de evento, é importante ressaltar que é necessário ter uma boa plataforma para hospedar o vídeo e fazer a transmissão com qualidade.

O que se deve levar em consideração antes de criar evento online?

Criar um evento online deve ser fácil, não é mesmo? É isso o que muitos pensam. Afinal, normalmente, ele é feito em casa. Mas isso é um grande engano.

Para criar um evento virtual é importante pensar em vários detalhes. Por isso, sempre aconselhamos ter tudo bem planejado. Antes de iniciar o seu, leve em consideração as seguintes questões:

  •         Onde será o evento;
  •         Qual é a ferramenta de transmissão;
  •         Qual o horário;
  •         Se a iluminação é adequada;
  •         Se a conexão Wi-Fi está adequada;
  •         Qual equipamento irá transmitir o evento;
  •         Preciso de uma equipe ou consigo produzir tudo sozinho;
  •         O público vai poder interagir durante o meu evento;
  •         Quanto tempo consigo ficar com essa transmissão no ar;
  •         Como o meu público irá acessar meu evento;
  •         Onde o evento ficará hospedado depois;
  •         Se o som está bom para o ouvinte.

Parece óbvio, mas muita gente deixa a desejar por se esquecer de olhar coisas “simples” como luz ou som. Por isso, fazer um checklist para criar evento online é de grande importância.

Roteiro para criar evento online

As questões técnicas foram resolvidas? Então é hora de montar o seu roteiro para criar evento online. Afinal, é preciso pensar em tudo para que o seu acontecimento ocorra dentro do esperado e não haja nenhum tipo de imprevisto.

Devemos deixar algo bem claro, seja o seu evento online ou não, o que não vai ter é rotina. Veja o que deve considerar em seu roteiro:

Luz do ambiente

A iluminação faz toda a diferença. Portanto, invista em um bom jogo de luzes. Mas se não puder comprar um, evite que a janela da sala com o sol do meio dia seja o seu plano de fundo. Afinal, não vai cooperar nada para que o ambiente esteja bem iluminado para um evento online.

A luz deve estar focada na pessoa que vai ser o centro das atenções. No entanto, ela não deve estar de costas para a iluminação, certo?

Áudio da transmissão

Um fator importante que determina a audiência do seu evento online é o áudio. Ele pode ser crucial e, caso esteja ruim, a probabilidade de uma pessoa entrar e logo sair é altíssima!

Portanto, para criar um evento online, o local deve ser tranquilo para que o áudio seja de qualidade. Se for um local aberto, tomar cuidado com o trânsito ao redor. Por exemplo, caso esteja gravando e passe um metrô ou avião, o som para falar com o público pode ficar abafado!

Isso também vale para os pets. Se eles forem quietinhos e você quiser deixar o ambiente mais familiar, tudo bem. Mas tenha cuidado para que eles não latam ou derrubem algo durante a transmissão. Além disso, avise a todos do local que está em gravação para que não haja interrupções.

Cenário

Esse é um ponto importante ao criar evento online. O cenário diz muita coisa sobre a sua transmissão! Então, como será o fundo do seu evento?

O ideal é ter menos elementos e decoração minimalista para que não perca o foco central da transmissão. Afinal, menos é sempre mais!

Planeje o início e o meio

Como será o início do seu evento? Quais os recados devem ser passados para o público? É importante explicar como será essa transmissão, sua duração e como as pessoas podem participar dela. Essas informações podem ser repetidas ao longo do vídeo também.

Um evento online possui mais distrações do que um presencial. Cachorro, filho, comida, internet falhando e outros. Portanto, leve em consideração todos os pontos para não dar nenhum erro.

Encerramento

Eventos marcantes possuem um grande final! Já reparou que o final dos filmes são sempre os melhores? Então, justamente para marcar o público.

Portanto, ao criar um evento online pense em um grande final! Encerre essa transmissão com alguma experiência marcante para o seu público ou com uma boa entrega de conteúdo. Esse momento é importante para que o seu público peça bis!

Gostou das nossas dicas para criar evento online? Montar o seu roteiro e promover a sua eventualidade não é tão difícil, mas precisa de dedicação e muita atenção para que pequenos detalhes não passem despercebidos. Faça um checklist para te ajudar e, se necessário, envolva uma equipe. Não tente fazer sozinho, pois provavelmente você não vai dar conta.

Além disso, ressaltamos que, em caso de o seu evento ser um curso, treinamento ou palestra, reserve um tempo para tirar as dúvidas dos participantes. Logicamente não todas, mas as principais. Deixe um contato para que todos possam fazer seus questionamentos. O ideal é que você responda até cinco perguntas ao vivo, as que mais tenham sido questionadas pelo público.

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado para criar um evento online. Temos certeza que se você seguir todas elas, ele será um verdadeiro sucesso!

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