Você sabe realmente como atrair clientes para vender seus produtos ou serviços? Posicionar-se no mercado de forma correta faz toda diferença para a sua marca. Especialmente em momentos de crise, como a que o Brasil se encontra devido a pandemia do novo coronavírus.

Esse é um desafio para todas as empresas. Mas as de pequeno e médio porte podem ver esse obstáculo ainda maior. Por isso, para alcançar o sucesso é necessário ter boas estratégias. Porém, é importante sair da zona de conforto se quiser alcançar novos e positivos resultados.

No post de hoje vamos te mostrar como atrair clientes mesmo em momentos de crise. Saiba que os eventos podem ser uma boa solução para os seus problemas! Quer saber como? Continue acompanhando e boa leitura!

Por que promover um evento para atrair clientes?

Você já participou de alguma ação que promoveu um produto, não é mesmo? Por exemplo, quando o pilates começou a fazer sucesso, vários eventos foram promovidos para mostrar os benefícios das aulas. Essa foi uma excelente forma para vender esse serviço!

O objetivo de fazer um evento para mostrar o seu produto ou serviço é justamente agregar mais valor a ele e gerar mais visibilidade. A possibilidade de atrair novos clientes e fechar bons negócios são os resultados que esse tipo de ação promove!

Como atrair clientes promovendo eventos?

Organizar um evento, esse termo te assusta? Mas saiba que essa é uma ferramenta eficiente e pode te gerar bons resultados para atrair clientes e dar mais visibilidade para seus produtos ou serviços.

Inicialmente, pode ser até difícil promover um evento, porém, mas não é um bicho de sete cabeças. O que você precisa entender é como funciona cada etapa dessa organização para que o evento seja positivo para o seu negócio.

Mas como atrair clientes para os seus negócios promovendo eventos? Veja algumas dicas importantes para colocar essa estratégia em prática:

1. Planejamento e objetivo

Não há nenhuma estratégia que funcione se não for totalmente planejada. Além disso, é preciso que ela tenha um objetivo. Portanto, colocar todas as ideias no papel é fundamental para começar a organizar o seu evento.

Pesquise sua posição no mercado, perceba todas as oportunidades e saiba quais são as possíveis ameaças dos seus concorrentes. Veja também qual o tipo de cliente deseja alcançar com o seu evento.

Termos técnicos também necessitam ser definidos nessa etapa como:

  •         Data do evento;
  •         Local;
  •         Hora;
  •         Quantidade de pessoas;
  •         Será gratuito ou pago;
  •         Identidade do evento.

2. Orçamento

Depois que planejou todo o evento, é hora de ver o orçamento disponível para fazê-lo sair do papel. Faça uma estimativa real de quanto pode investir nessa eventualidade para que possa ir encaixando a realidade. É possível achar bons preços e promover ações econômicas. Porém, é necessário bastante pesquisa de fornecedores.

Faça uma planilha com tudo o que vai gastar para promover esse evento. Divida entre pré, durante e pós-evento.

3. Criatividade

Escolha e construa essa temática. Em tempos de isolamento social, os eventos online são uma ótima oportunidade para promover o seu negócio no ambiente digital. Essa é uma estratégia que ajuda a atrair o seu cliente, sendo possível aumentar suas receitas.

Para esse cenário de crise, veja como usar a criatividade para divulgar seu negócio por meio de um evento online:

  •         Promova lives que expliquem como funciona o seu produto ou serviço;
  •         Se você tem uma academia, promova aulas online;
  •         Para os profissionais que ensinam gastronomia, cursos online são uma boa opção;
  •     Para os profissionais de design de interiores, promova um workshop virtual para uma técnica ou apresentando novas ferramentas online;
  •         Se você trabalha com marketing, mostre como está o mercado nesse momento e o porquê investir em anúncios ou novas estratégias durante esse período.

4. Divulgue o seu evento

A propaganda é a alma do negócio, já dizia o velho ditado. E ela ainda continua sendo uma boa amiga, mesmo em momentos de crise. Afinal, quanto mais pessoas souberem do seu evento, seja ele presencial ou virtual, maior será o seu público.

Portanto, use a tecnologia a seu favor! Divulgue o seu evento em todas as plataformas, redes sociais e envie e-mail marketing para a sua lista de contatos. Quem é visto é sempre lembrado! Por isso, faça o seu evento ser bastante visto pelas pessoas, especialmente por aquelas que são parte do seu público-alvo.

5. Venda de ingressos

Essa é uma dica para quem vai promover um evento presencial. A venda antecipada de ingressos e de forma online, por meio de plataformas especializadas, é uma forma de oferecer comodidade e praticidade ao seu cliente. Além disso, você pode fazer a gestão de vendas de uma forma mais eficiente.

Mesmo que no dia você for vender ingressos, uma boa estratégia para vender mais é de forma antecipada.

Como está o mercado de eventos em 2020?

Com a crise do Covid-19, o setor de eventos deu uma congelada em todo o mundo. Portanto, eventualidades presenciais como futebol, shows, feiras, congressos e outros eventos estão paralisados.

No entanto, os eventos online estão cada vez mais em alta. A Aberje recentemente promoveu um evento mostrando como a tecnologia e inovação podem ajudar as empresas nesse momento de crise.

Ela mostrou como os eventos corporativos presenciais podem se adaptar ao processo remoto e refletiu sobre o momento atual que o país está enfrentando. A tecnologia dá várias possibilidades para os empreendedores promoverem seus produtos ou serviços de forma correta.

O profissional de eventos precisa ser flexível e nesse momento usar toda a sua criatividade para ajudar os empresários e divulgarem seus produtos e serviços de maneira correta. A internet tem espaço para todos, basta ter as estratégias certas e saber como alcançar o público-alvo.

Viu como atrair clientes com eventos pode ser uma boa estratégia para aumentar suas vendas? É possível dar mais visibilidade ao seu produto ou serviço em um evento e mostrar para mais pessoas as vantagens de adquiri-lo.

Quer aprender mais sobre como atrair clientes com eventos e aumentar suas vendas? Os cursos da Yes vão ajudar você a ter boas estratégias!